


Soja
A soja iniciou a semana sem demonstrar muita emoção, e depois de oscilar sem rumo definido durante esta segunda-feira a oleaginosa encerrou o dia com alterações irrelevantes na bolsa de Chicago.
Num primeiro momento, o mercado financeiro global um pouco menos nervoso e o bom resultado das
inspeções de exportação dos EUA chegaram a levar a oleaginosa a operar com ganhos de dois dígitos, mas aos poucos a tentativa de otimismo transformou-se em apreensão com as novas medidas restritivas na China por conta da manutenção da política de “Covid Zero” por parte do governo do país. Além disso, as previsões de hoje passaram a mostrar melhores chances de chuvas para a Argentina nos próximos 15 dias (ao lado), assim como em parte do Centro Oeste do Brasil onde o plantio tem evoluído de forma
acelerada nos últimos dias, o que retirou qualquer chance de ganhos mais expressivos. No fechamento
o grão subia leves 1,50 centavos no novembro.


Milho
O milho acabou sendo o destaque negativo do dia e encerrou o pregão desta segunda-feira com perdas moderadas na CBOT. Ainda que os produtores norte americanos estejam focando seus esforços de colheita na soja, os trabalhos também evoluem relativamente bem no milho, enquanto os relatos de produtividade abaixo do esperado continuam se multiplicando. No entanto, a previsão de chuvas na Argentina, que permitirão que o plantio finalmente deslanche, e a expectativa de redução na demanda global com a recessão econômica iminente pesaram, por isso o grão caiu 6,25 centavos no dezembro.


Trigo
O trigo teve comportamento parecido com o da soja e também encerrou o pregão desta segunda-feira com alterações irrelevantes nas cotações das bolsas norte americanas. Depois de oscilar mais de 20 pontos entre mínimas e máximas o cereal permaneceu próximo à estabilidade até o fechamento, com os investidores parecendo querer aguardar novidades para tomarem algum posicionamento diferente. Diante desta falta de direção, ao fim da jornada o contrato de dezembro subia leves 1,25 centavos na CBOT e caía 0,25 ponto em Kansas City.

