Tendências de Mercado – 28 de fevereiro 2023

Soja

A soja manteve o tom negativo dos últimos dias e voltou a fechar com preços mais baixos nesta terça-feira. Compartilhamos mais cedo os principais fatores que foram apontados como causadores das quedas, e caso tenha passado batido, vamos recapitular: 1) Finalmente a colheita de uma safra recorde no Brasil engrenou, inundando o mercado com soja; 2) Pelo menos 20 casos de gripe aviária na Argentina, que pode afetar o consumo interno do país fazendo “sobrar” mais farelo para exportação
(uma das causas do derivado liderar as quedas); 3) Rumor de que a China teria feito wash-out de pelo
menos 1 milhão de toneladas de soja argentina para recomprar com prêmios negativos no Brasil,
aumentando a oferta interna de grão e também pressionando o farelo; 4) Chuva e neve repondo
umidade do solo nos EUA pouco antes do início do plantio de uma nova safra por lá. Diante disso, ao
fim do pregão a soja caía 27,75 centavos no março.

Milho

O milho também apresentou fraqueza similar à vista na soja e encerrou o pregão desta terça feira com perdas relevantes na bolsa de Chicago. O fato de o cereal ter recuado cerca de 2%, mesmo patamar de perdas da oleaginosa, me leva a crer que a ocorrência de boas chuvas/nevascas nos EUA, trazendo umidade extremamente necessária ao solo às vésperas do início do plantio, foi um dos principais fatores de pressão hoje. A colheita da soja engrenando no Brasil, permitindo a semeadura da safrinha, também é fator determinante, por isso ao fim do pregão o milho caía 13,25 cents no março.

Trigo

O trigo não escapou ileso às liquidações de posições vista nesta terça-feira nos grãos e encerrou o pregão desta terça feira com perdas moderadas nas bolsas dos EUA. As quedas do cereal, no entanto, foram mais brandas do que as vistas na soja e no milho, e isto deve-se ao fato de que o trigo já “apanhou” bastante nas últimas semanas. Desde o dia 13, o contrato de março da CBOT recuou quase 13%, por isso é natural que em determinado momento os fundos reduzam o ritmo das vendas especulativas. Ao fim do pregão o março caía 4,50 centavos na CBOT e 7,25 em Kansas City.

plugins premium WordPress